Anahi

Nome completo: Anahí Giovanna Puente Portillo.

Idade: 28 anos.
Data de nascimento: 14 de Maio de 1983.
Signo do zodíaco: Touro.
Lugar de nascimento: Cidade do México, Distrito Federal (México).

 

Anahí Giovanna Puente Portilla  é uma atriz  e cantora mexicana. Como atriz, começou com apenas 2 anos no programa Chiquilladas, é mais conhecida por atuar em um dos papeis principais na novela Rebelde da Televisa, como Mía. Como cantora tem uma carreira bem consolidada,de 2004 a 2009 fez parte do grupoRBD. Além disso, no dia 24 de novembro de 2009, lançou seu primeiro álbum solo pósRBD, Mi Delirio.

 

 

Biografia  

 

Aos dois anos de idade, Anahí começou no programa infantil "Chiquilladas" (Criançada) e por muito tempo ela foi garota-propaganda de uma marca de refrigerante. Além disso, a canção "Te Doy Un Besito" (Te dou um beijinho), interpretado por ela mesma, foi tema de encerramento diariamente desse programa do Canal 5 do México.

Anahí também participou em muitos filmes, como "Nacidos Para Morir" (Nascidos para morrer) com Humberto Zurita; "Había Una Vez Una Estrella" (Havia uma vez uma estrela) com David Reynoso e Pedro Fernández, entre outros.
 
Desde criança, a atriz fez muitos trabalhos para televisão, surpreendendo a todos por seu carisma e o seu dom artístico. Alguns desses programas que participou, foram: "Chiquilladas" (Criançada), "Mujer - Casos de La Vida Real" (Mulher - Casos da vida real), "Hora Marcada", "La Telaraña" (A teia de aranha) e muitos outros.


Mais tarde, participou na novela juvenil "Clase 406 - Segunda Temporada". Anahí não só ganhou o reconhecimento do público, pois durante a sua carreira ganhou vários prêmios, como o "Prêmio Ariel" pelo seu trabalho no filme "Había Una Vez Una Estrella", em 1991, e nesse mesmo ano ganhou o prêmio "Palma de Oro" (Palma de ouro) pela sua carreira, como atriz infantil..

Atualmente, Anahí, está fazendo a novela "Rebelde" e é integrante do grupo pop mexicano RBD.

Discografia:
01- "Anahí - Hoy Es Mañana?" (Anahí - Hoje é amanhã?), com músicas como "Descontrolándote" (Descontrolando-te) e "Corazón De Bombón" (Coração de bom-bom). Além disso, foi intérprete do tem "Mensajero Del Señor" (Mensageiro do Senhor). 

02- "Baby Blue". Deste disco, surgiram sucessos como: "Primer Amor" (Primeiro amor) e "Súper enamorándome" (Super apaixonando-me).

03- "Primer Amor, A Mil Por Hora" (Soundtrack) - Trilha sonora da novela "Primeiro Amor, A Mil Por Hora", realizando um dueto com o ator e cantor Kuno Becker, tornando-se um clássico de novelas.

 

 

 Atualmente

Anahi possui um marca de roupa chamada Anahi World esta restritas ao México, porém, há um grande interesse da cantora em expandir a marca pelo mundo. Após a separação do grupo RBD, do qual era integrante, Anahí embarcou na carreira solo, assinou contrato com a gravadora Emi Music para o lançamento do seu quinto CD solo, Mi Delirio. No mesmo período dedicou-se à campanha Sí Yo Puedo, Tú También, a qual auxilia jovens que sofrem de distúrbios alimentares, como Anorexia e Bulemia, problemas pelos quais a mesma assumiu publicamente ter sofrido por mais de 6 anos.

Foi eleita em 2009 a 2° personalidade latina mais buscada no Google. Em 2010, foi eleita a cantora mais sexy da América latina pela revista Maxim e a 10° mulher mais sexy do planeta pela Revista VIP. Foi a artista com mais indicações às categorias dos Premios Juventudde 2010, totalizando 9 indicações. No dia 7 Outubro de do mesmo ano, a cantora chegou a 1 milhão de seguidores no Twitter, tornando-se, a mexicana com o maior número seguidores no site. No dia 19 de Ountubro a cantora lançou no iTunes seu quarto single Alergico e em menos de 24 horas a música ficou em #1 lugar por varias horas.

 

 

Carreira

 

 Aos dois anos de idade quando acompanhava sua irmã Marichelo aos estúdios da Televisa, Anahí se jogou em frente as câmeras que filmavam, e desde então está no meio artístico, permaneceu no programa até 1992. Sua primeira aparição no cinema foi como a doce María no filme Había una Vez una Estrella, gravou o filme no mesmo período em que estava em Chiquilladas. Ela também participou do filmeInesperado Amor, como protagonista.

 

Esteve nas produções de Pedro Damián, como a protagonista Jovana Luna em Primeiro Amor a Mil Por Hora. Entre 2004 e 2006, Anahí estrelou como Mía Colucci em Rebelde onde ganhou destaque mundial. Anahí já namorou seu colega da banda, Christopher Uckermann

 

Em 2007, participou do seriado 

RBD: La Familia

 como Annie, uma garota famosa integrante do grupo RBD que possuia praticamente as mesmas características de Anahí. Em sua carreira musical, teve seu primeiro álbum em L.P lançado em 1993 e o mesmo ganhou seu próprio nome. Seu segundo álbum, foi lançado em junho de 1996, pela gravadora Paramusica e contou com o single "Corazón De Bombón" que em pouco tempo de lançada se tornou #1 no México. Seu terceiro álbum foi lançado com o título Anclado en mi Corazón em abril de 1997. No ano de 2000, foi lançado o CD Baby Blue, com as músicas Super EnamorándomeDesesperadamente Sola e Primer Amor. Em 2006 os direitos dele foram adquiridos pela Universal Music, que o relançou em junho do mesmo ano, sob o título de "Una Rebelde en Solitario".

 

 

 

Anahí fez uma pocket show pelo Brasil em agosto de 2009, e em novembro deu início a sua turnê mundial Mi Delirio World Tour, que deverá passar por vários países da América e Europa. Anahí, gravou a música "Aleph", em dedicação ao escritor Paulo Coelho e sua nova obra (O Aleph

 

 

 

) Atualmente, ela assina com a Capitol Records em parceria com a EMI Music. O 5º álbum de sua carreira, que se chama Mi Delirio, foi lançado no dia 24 de novembro de 2009, e teve como primeiro single a música "Mi Delirio", que foi lançada no dia 11 de agosto de2009, três meses antes do lançamento do álbum. Seu segundo single foi Me Hipnotizas, que foi lançado no dia 22 de fevereiro de 2010. O vídeo foi lançado no dia 1º de Junho de2010

 na MTV3 (Estados Unidos), MTV Central (Engloba vários paises) e MTV Mexico, além de estrear em várias outras cadeias televisivas.

Anahí lançou na

Espanha

 a música Quiero como single promocional que rapidamente subiu nos charts daquele país, algumas rádios elegeram-a como Música do Verão devido ao seu sucesso, teve o vídeo lançado em seu canal oficial no YouTube.

Anahí foi a apresentadora da 1ºEdição dos Kids Choice Awards no México, foi a artista com mais nomeações (Melhor Look, Melhor Música, Melhor Cantor) saiu vitoriosa em duas (Melhor Look & Melhor Cantora). Fechou a premiação cantando três músicas: Mi DelirioMe Hipnotizas e finalizou com o lançamento da música Alérgico.

Em outubro de 2010 a cantora desembarcou no Brasil para a 2° parte da Mi Delirio World Tour que passou por: Fortaleza (06/10), Brasilia(07/10), Rio de Janeiro (09/10), São Paulo (10/10) e Porto Alegre (11/10). Tambem participou de varios programas brasileiros como:Programa do GuguHebeAcesso MTVDomingo LegalEliana e Tudo é Possivel e gravou a versão em portugues da musica Alergico ao lado de Renne Fernandes da banda Hevo84. Ela já está gravando no BrasilMéxico e Sérvia o seu primeiro DVD sólo, extraído da sua primeira turnê mundialMi Delirio World Tour .

 

 Mais um pouco de Anahi Giovanna:

 Nome: Anahí Giovanna Puente Portilla

Data de nascimento: 14 de maio, 1983
Apelido: Any ou Anny
seu livro preferido: O Alquimista
O que lhe faz feliz: Peter Pan
Por que acredita no horóscopo: Por que acredita na boa sorte e no destino
Religião: Católica
Cantor Preferido: Luis Miguel & Madonna
Restaurante preferido: Suntory
Comida preferida: Sushi
Bebida: Água com Gelo, tudo com gelo e tequila
Praia: Cancun, México
O que gosta de fazer: Nadar, dormir, dançar, escutar música com o ipod, desenhar roupas…
Animal: Golfinhos e claro seus filhotes de cachorro
O que lhe incomoda em seu físico: suas pernas
Seus namorados: Reconhecidos 5
Cor favorita: Azul
O que não pode faltar para vestir na sua mala: Alguns jeans
Seu herói preferido: Peter Pan
Seus Amuletos: As estrelas
Sempre leva no seu bolso: Câmera digital e o celular
Manias: Colocar o ar condicionado muito frio e ficar mechendo no cabelo.
Matéria que mais odeia: Matemática
Dança: Flamenco, desde pequena Anahí já estava participando de aulas de flamenco, agora já dança bem.
Sua fraqueza: Sua sobrinha, Ana Paula, Filha de sua irmã maior Marychelo, a chama de ‘Tinkywinky’.